[Resenha] Jogos Vorazes, Suzanne Collins







Título: Jogos Vorazes
Titulo Original: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 400


Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes.




Oi, leitores. Então a resenha era para ser postada ontem mais como eu tenho curso e fica muito corrido durante as quartas acabou não dando ai vim trazer hoje para vocês. Jogos Vorazes, uma trilogia na qual falaram tanto na minha cabeça que acabei comprando rs e ainda bem que fizeram isso porque simplesmente e fantástica. Como vocês leram na sinopse Katniss se oferece para participar dos jogos para não ver sua irmã Prim ser a mais nova vitima do “massacre”. O porquê de existir os Jogos Vorazes? Vou explicar agora meu povo rs  

Tudo se passa num período de pós-guerra, meio apocalíptico, numa terra que um dia já fora conhecida como America do Norte, e hoje é chamada Panem. Lá, agora nada mais resta além de pobreza e sofrimento, mas não para todos.
Uma Capital rica e poderosa governa sobre 12 distritos, que antes eram 13 até o mesmo se rebelar e ser completamente destruída pela capital, sendo que cada um não pode obter contato com o outro, menos durante uma ocasião do ano. Essa ocasião é valida para lembrar a todos o poder que a Capital possui que já usou contra os distritos uma vez e não teria receio algum em usar novamente.
Assim, todo ano 24 crianças (chamadas de “tributos”), sendo um casal entre 12 e 18 anos de cada distrito, são encaminhadas a uma área isolada e forçadas a lutar até a morte num evento televisionado para o país inteiro, sendo assim todos obrigados a assistir ou em suas casas ou na super televisão que se encontra nas praças de cada distrito. Só um vencedor. Perder significa morte. Entenderam crianças? Rs

Então, o livro é divido em três partes, Parte 1 - Os Tributos no qual é contado por Katniss o começo do dia que e chamado de A Colheita, no qual todos se reúnem a praça e ver quais são os próximos condenados para serem os tributos de seu Distrito, aonde são apresentados os personagens... Gale, Prim, sua mãe, Madge, Peeta e afins. Quando eles são selecionados várias coisas acontecem como, por exemplo, eles têm que mostrar seus dons alguns dias antes de abrir oficialmente os Jogos Vorazes, entrevistas e aprender um pouco sobre sobrevivência.

De repente, fico furiosa pelo fato de que, mesmo com minha vida por um fio, eles não prestam a mínima atenção em mim. Por meu espetáculo estar sendo preterido por um porco morto. Meu coração começa a bater. Sinto meu rosto queimando.  Sem parar para pensar, puxo uma flecha da aljava e mando na direção da mesa dos Idealizadores dos Jogos. Ouço gritos de alerta à medida que as pessoas se afastam da mesa aos trancos e barrancos. A flecha espeta a maçã na boca do porco e aprende à parede. Todos me encaram sem conseguir acreditar. – Obrigada pela consideração de vocês. – Então, faço uma leve mesura e caminho diretamente para a saída sem ter sido dispensada. Página 113.


Ai vem à Parte 2 – Os Jogos no qual começa a melhor parte  já começa meio abre e minutos depois fecha a boca, sinceramente para quem leu sabe do que eu estou falando e para quem não leu, desculpem vão ficar na curiosidade meus queridos (as) e aonde começa uma preparação para o desfecho do livro. Quando Katniss começa a narrar sua sobrevivência na arena e às suas conclusões sobre Peeta, Rue, Cara de Raposa, Cato e aos outros tributos e até alguns pensamentos além. Realmente e a melhor parte em minha opinião junto com a última e aonde se concentra toda a adrenalina, todos os impasses e até pequenas reviravoltas no enredo e aquele momento em certo no qual você não consegue mais para de ler.

Agora sorrio.
– E aí, como é que vocês estão? – digo a eles, cheia de entusiasmo.Isso os pega de surpresa, mas sei que a multidão vai adorar.– Estamos bem – diz o Garoto do Distrito 2 – E você?– Está um pouco quente pro meu gosto. – Estou quase ouvindo as gargalhadas na Capital. – O ar é bem melhor aqui em cima. Por que vocês não sobem? Página 198.

E a terceira e última Parte 3 – O Vitorioso no qual tudo muda, agora pode ter dois vencedores nos Jogos Vorazes sendo do mesmo Distrito e vira o momento no qual Peeta e Katniss se juntam e tentam sobreviver ainda a alguns tributos que estão vivos, eu tenho que confessar isso, a relação entre o Peeta e Katniss te faz viajar, não pelo sentido de ser meio romântico e tudo, só que mesmo não estando naqueles momentos “fofos, meigos precisamos de um pedaço de pão” mesmo assim a relação dos dois é extremamente forte na arena tanto pela vontade de vencer como estamos juntos nessa. Realmente essa e a parte de que jogamos tudo ao vento e vamos lutar para vencer, o final te deixa meio tenso não no sentido de ser ruim mais pela grande virada de opinião de uma hora para outra.

Meu pé mal acabou de pisar a superfície da água quando escuto uma voz.– Você está aqui para acabar comigo, docinho?Rodopio. Veio da esquerda, o que significa que não ouvi muito bem. E a voz era áspera e fraca. Mas ainda assim, deve ser de Peeta. Que outra pessoa na arena me chamaria de docinho? Meus olhos examinam a margem do riacho, mas não vejo nada. Apenas lama, as plantas, a base das rochas.– Peeta? Sussurro. – Onde você está? Nenhuma resposta. Séra que imaginei tudo. Não, tenho certeza que a voz era real e bem próxima também. – Peeta? – Movo-me ao longo da margem.– Por favor, não pise em mim. Página 270.

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado da minha pequena analise de Jogos Vorazes, estou lendo agora Em Chamas e logo tem resenha dele aqui e fiquem de olho hein? Beijos e até mais. E me desculpem se os diálogos ai a cima ficaram meio difíceis por terem juntados mais as vezes rola isso mesmo :/.

16 Comentários :

  1. Eu já assisti o filme e amei *-* Você já? Estou louca para estrear a continuação \õ Eu tenho os três livros em e-book, porém ainda não li nenhum, eu sou doida pra ler só que tenho uma pilha de livros aqui e como os outros são físicos eu fico dando preferência, já que não gosto tanto de ler no note :/
    Mas tenho certeza que é ótimo! Quero ler logo :D

    Amiga, estou seguindo!
    Segue de volta?
    Beijos
    http://livrosebatons.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não =( Vou ver se compro um dia desses, alias esta para eu comprar a um bom tempo mais... A entendo, eu tenho dois livros em e-book e não sou muito fã sempre deixo para ultimo caso sabe? Livros físicos sempre ganham KKKK Mais lê sim Francyelly vale muito a esforço ^^.
      E já estou seguindo o seu blog. Beijos.

      Excluir
  2. Jogos vorazes é um livro fascinante, Suzanne sabe perfeitamente atrair os leitores a sua narrativa, amei sua resenha ficou muito boa Sarah, beijos,

    http://loucurasedevaneiosbyliza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente concordo com você, Suzanne arrasou espero não me decepcionar com o último livro. Obrigada Lizanda ^^.

      Excluir
  3. Estou na duvida se leio ou não. Acho que vou ver o filme pra ter uma ideia de como é, e se gostar leio.

    Gostei do modo como dividiu a resenha, ficou bem explicado ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estava nessa dúvida, até que quando comecei a ler me apaixonei... Como não vi o filme ainda não posso dar minha opinião, mas veja ou leia e depois me conta o que achou. E obrigada por observar isso ><.

      Excluir
  4. Sou louca para ler e TER! Háhá
    Todo mundo ler e comenta muito desse livro e estou sendo influenciada o.O
    Mas dizem que a série vai decaindo, mas aí vc fala pra gente nas próximas resenhas ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No mês passado estava apenas 70,00 no Submarino KK Eu comprei mais por causa dessa promoções porque eu acho que o box e meio caro, tirando que roubaram meu bottom '-' KKK Enfim, se deixe ser influenciada Monique rs A isso eu já ouvi falar, mas depois de ver que pessoas não se emocionaram com A Culpa é Das Estrelas não acredito mais nas pessoas u_u KKKKKK. Vou dizer sim.

      Excluir
  5. Pois é..
    Outro livro que também estou influenciada a ter na minha estante o mais rápido possível, hehe
    Nem confio muito também, viu? "Cada cabeça uma sentença."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, cada cabeça uma sentença u_u rs. Mas o outro teve uma vez que estava na promoção de dez reais se você levasse três e tal ><.

      Excluir
  6. gostei da resenha apesar de odiar essa saga
    sério, eu nao quis ver o filme pq eu acho que nao vou gostar
    pq eu nao simpatizei com a coisa toda. sem contar que a quimica nao rolou e eu nao quero ler e nem ver sabe ahshashus toda revolts eu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKK Totalmente revolts, a sei lá até então eu estou gostando só que muita pessoas falaram que tem que esta com a cabeça totalmente aberta para o último livro estou até com medo, eu quero ver o filme para comparar mesmo, tenho essa grande mania =(

      Excluir
  7. Que coisa, todo mundo fala tão bem desse livro e ainda não li nenhum kkkk'
    Adorei o filme, e como os livros sempre são melhores acho que não vou me decepcionar com a série.
    Tenho a trilogia aqui, mas não comecei a ler ainda.. acho que vou colocar na lista de 2013 \o
    Gostei da resenha (:
    Beeeijos
    Livs (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKK Então corre e leia porque e muito bom, a sim eu vou assisti o filme amanhã e comparar, mania feia que eu tenho u_u. Mais se você gostou do filme com certeza vai gostar do livro, não vou dizer que tem mais detalhes ou afins porque não vi o filme mais o normal né? Eles sempre mudam ou cortam uma coisa ali e aqui e inevitável :/
      Isso ai ^^

      Excluir

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários ofensivos e agressivos não serão publicados!
Comentários com propagandas ou coisas afins serão deletados.
Caso queira parceria comunique aqui ou se não no nosso Formulário de Contato

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos