[Resenha] O Caso do Hotel Bertram, Agatha Cristie



Titulo: O Caso do Hotel Bertram 
Autora: Agatha Cristie
Edição: 1 / 2010
Editora: BestBolso
Páginas: 198


Jane Marple ficou muito feliz ao receber de presente de seu querido sobrinho Raymond uma estada no magnífico Hotel Bertram. Ela já havia se hospedado lá muitos anos antes, e logo percebeu que nada mudara. Era incrível encontrar pessoas que pareciam "as mesmas pessoas de sempre", e era também divertido ver como a sua amiga Selina tantas vezes se confundia ao identificar um conhecido que depois se revelava outra pessoa. Na hora do chá, Miss Marple aproveitava para observar as pessoas presentes e os acontecimentos. Era impossível não notar a extravagante Lady Bess Sedgwick ou se interessar pela sua história: ela havia se casado diversas vezes e, com um dos primeiros maridos, teve uma filha, Elvira Blake. Quando se separou do pai da menina, deixou-a para ser educada pela família dele, pois preferia ser livre para poder viver grandes aventuras. Prestes a atingir a maioridade e herdar uma grande soma do pai, ela vem hospedar-se justamente no Hotel Bertram. Quando alguém tenta assassinar Elvira, o tiro atinge o porteiro do hotel que tentava protegê-la. Miss Marple, tendo observado toda a situação desde o início pode ajudar o inspetor da Scotland Yard, Fred Davy, a investigar este atentado. Por fim, ela descobrirá muitos mistérios que se escondem por trás do belo e tradicional Hotel Bertram.



Esse foi o primeiro livro que li da Agatha Cristie e por incrível que pareça sua escrita e forma como escreve cada detalhe me deixou apaixonada, mesmo sendo de 1965 ele conseguiu me prender completamente ao livro, cada situação até a característica dos personagens (que confesso não são poucos), da sua forma e não presa e como sabia usar as palavras. Então como perceberam Bertram e o nome do hotel, mas não um simples hotel o melhor e mais sofisticado e mesmo como tempo o mais famoso hotel de Londres. Aquele que vale a pena pagar cada centavo do seu podre bolso. O que te leva à velha Londres que muitos queriam realmente de volta só que fora do hotel. A autora conta muitos detalhes sobre cada centímetro da recepção a cozinha. Do pequeno livro de visitas até o muffin amanteigado que sinceramente me deu água na boca. Lá para a página 17 (do meu livro e claro) aparece nossa gloriosa e magnífica Miss Marple, uma senhora que literalmente esperta e que tem todas as características digamos que de uma detetive, porém, não é detetive, embora muitas vezes ajude a policia, sendo até fundamental, na resolução dos crimes. Ela é simplesmente uma pessoa atenta, que repara nos menores detalhes e tudo mais. Em suas férias em Londres no hotel começa a ter uma série de crimes, um trem roubado, um antigo corredor volta à ativa, o sumiço de um cônego por um tempo, o assassinato do porteiro, a fortuna de uma linda jovem e outras coisas. Tudo sendo voltado ao Hotel Bertram, eu confesso há nenhum minuto você imagina algo e estilo Sidney Sheldon com aquele final inesperado que apenas no último capitulo você vê o culpado ou o verdadeiro motivo, coisas afins sendo reveladas. Mas voltando ao contexto o inspetor-chefe Davy intrigado com toda aquela situação pede ajuda a nossa querida Miss Marple, eu acho que o que te da mais curiosidade e que ela guarda as informações para ela às vezes sim às vezes não, em certos momentos ela analisa e do nada joga tudo ao vento e vem àquilo como um soco e você fica, não acredito como não pensei nessa possibilidade?
Ela traz uma escrita clara, limpa, mas ao mesmo tempo ela nos da muitos detalhes ela consegue fazer você imaginar cada detalhe, cada roupa pingo ou até forma um perfeitamente um quadro na sua mente que esteja em algum lugar, ela segue uma ordem fantástica. Esse seria um dos poucos livros que eu releria se claro eu tivesse tempo rs 

Foi um golpe formidável – elogiou o inspetor chefe. – Bem planejado, lindamente executado. Mas não há nada que dure para sempre. Miss Marple outro dia me perguntou o que havia de errado aqui. Bem, agora posso responder à pergunta. O hotel Bertram é,... – Página 188

Muitos viram que eu coloquei pontos no final, pois esse parágrafo e aonde conta o grande segredo e claro tenho que deixar vocês com aquele vou ler para saber o final, se você e aquela pessoa que adora um suspense policial ou qualquer tipo de aventura eu te recomendo esse livro, ele e muito bom e me fez querer aprofundar mais no universo Agatha Cristie.
E pequena observação essa foto não e capa do livro só que procurando como vi e achei bonita e sendo haver com a estória e tudo mais resolvi postar ela.

Espero que gostem e que tenha sido também uma dica literária para vocês. Até a próxima e beijos.

5 Comentários :

  1. Gostei da sua resenha!
    Beijos

    http://cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apaixonadíssima por Agatha Christie! Ótima resenha, gostei muito :)
    Parabéns pelo blog! Continue com esse capricho!
    Estou seguindo, se puder retribuir lá no meu...*-*

    Beijocas!
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. opa fiquei morrendo de vontade de ler o livro
    nunca li nada dela viu

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da resenha, Agatha Christie realmente é ótima, uma das minhas autoras favoritas, eu tenho o caso do hotel bertram na estante a algum tempo mas ainda naum li, talvez porque eu tenha receio quanto a Miss Marple, de todos os livros que eu li da rainha do crime, nenhum foi com a Marple, prefiro o Poirot, então fica minha dica, leia livros com o Poirot ele é mais astuto e mais famoso do que ela aushasuasaushaush mas vou procurar ler o caso do hotel Bertram, quem sabe meu preconceito com a Marple naum acaba não é?

    www.nadandoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li um livro da Agatha Crhistie, e já me recomendaram muito os livros dela, principalmente aqueles que tem o Poirot como protagonista, mas pretendo mudar isso logo, eu vi um box com três livros dela na Saraiva por um preço bem legal, talvez nas férias do fim do ano eu compre.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários ofensivos e agressivos não serão publicados!
Comentários com propagandas ou coisas afins serão deletados.
Caso queira parceria comunique aqui ou se não no nosso Formulário de Contato

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos