[Resenha] A Menina que Não Sabia Ler, John Harding



Titulo: A Menina que Não Sabia Ler
Titulo Original: Florence and Giles
Autor: John Harding
Número de Paginas: 288



Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender o irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros – únicos companheiros e confidentes – antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?


O livro já inicia com a protagonista Florence falando sobre o local aonde vive e comentando sobre a morte de uma das pessoas do livro a Sra. Whitaker que era a governanta da casa e digamos “tutora” de Giles irmão mais novo da Florence, ao decorrer das páginas ela simplesmente comenta sobre Meg a “gorda” e alegre que sempre “flerta”  com o John o empregado da enorme mansão para onde se mudaram, poucas linhas a frente ela descreve seu grande e perfeito santuário que e a biblioteca encontrada aos fundos e digamos que “escondida” para que ela não descobrissem, alias ninguém né, ela fala que “ de uma ponta a outra mede 104 passos meus de sapatos e 37 na largura. Três homens poderiam ficar em pé, um sobre o outro, e mal conseguiriam tocar o teto” já da para imaginar o quanto era magnífico né? Mais voltando ao contexto o livro e dividido em duas partes a primeira que e mais feita como características, observações e falar mais sobre ela o irmão e os demais juntando com o tio que digamos que e super ausente que acha totalmente inaceitável moças lerem, por um grande motivo revelado se não me engano na metade do livro, por isso vem o titulo Florence era proibida de tentar ler mais como digamos que ela era “rebelde” ela começou a aprender sozinha sem querer perguntando para Meg e começando a ler pequenos livros até chegar aos enormes se aprofundando até que um jovem Theo Van Hoosier começa a ir visitar ela no começo ela meio que recua, porém, aos poucos vai criando uma amizade e digamos uma pequena paixão. Florence ao decorrer do livro começa a ter alucinações (vista por nosso ponto de vista) ver como também escutar coisas e temer a segurança de seu pequeno irmão. Como comentei em cima a ex- governanta de Giles morre em um pequeno acidente e assim entra a Sra. Taylor, desde o começo acho que maiorias dos leitores não vão com a “cara” dela, Florence sempre achou ela uma ameaça por sonhos e até bisbilhotando a noite dando uma de “Sherlock Holmes”, com a entrada dela muitos mistérios e digamos que “perguntas sem respostas” acontecem com mais freqüência que antigamente tanto pela mansão ser “assombrada” como a presença da Sra. Taylor, digo com orgulho que o livro te prende você tenta descobrir as coisas responder as questões que vem a mente de Florence só que o mais chocante digamos assim no livro e que tudo apenas e meio que revelado do meio do penúltimo ao último capitulo do livro, eu recomendo bastante ainda mais pela Florence ter apenas com doze anos tinha uma mente além e que confesso que me surpreendeu no final.

Eu sei que a resenha não ficou muito boa ainda estou treinando isso rs, mas espero que tenham gostado . E você já leu esse livro? Se ainda não, compraria ele? Comente abaixo e até a próxima.

1 Comentários :

  1. Pelo post, um bom livro.
    Gosto de ler, embora faça algum tempo que não pego num bom livro...

    ResponderExcluir

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários ofensivos e agressivos não serão publicados!
Comentários com propagandas ou coisas afins serão deletados.
Caso queira parceria comunique aqui ou se não no nosso Formulário de Contato

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos